Sobre Nós

A NOSSA HISTÓRIA

Na Arcádia vive-se tradição, desde 1933

A Arcádia foi fundada em 1933 pela família Bastos, que ainda hoje se mantém à frente dos destinos da marca, preservando a tradição nas suas receitas e nos processos de fabrico.

PRODUÇÃO ARTESANAL DESDE 1933MAIS DE 40 LOJAS EM TODO O PAÍSEMPRESA 100% FAMILIAR

A Nossa História

Ao longo de quase um século, a Arcádia serviu reis e rainhas, escritores, poetas, pintores e outras personalidades vindas de todo o mundo. Aos poucos, conquistou os paladares mais exigentes e agora é uma referência nacional com lojas espalhadas por todo o país.

1933
A Nossa História

Porto 1933

Esta deliciosa história começou no número 63 da Praça da Liberdade, no Porto, com um salão de chá que viu nascer e crescer uma confeitaria de fabrico próprio.

1945

Os serviços de catering da Arcádia ganham dimensão. A empresa organizou os mais importantes eventos na cidade do Porto, em distintos locais como por exemplo o Palácio da Bolsa. Em 1945 abre a fábrica e loja no número 63 da Rua do Almada, no Porto.

1950

Após uma viagem a Paris, o fundador da empresa colocou em prática uma técnica que havia observado para produção de de Drageias de Licor, que se tornaram muito populares; o mesmo processo de produção artesanal mantem-se até aos dias de hoje.

1964

A segunda geração da família Bastos assume os comandos da empresa e continua o legado, estabelecendo a Arcádia como uma confeitaria de refêrencia.

1980

Uns anos após o 25 de abril, a Arcádia viu-se forçada a encerrar os seus serviços de catering, mas não sem antes organizar a receção à Princesa Anne de Inglaterra e ao Capitão Mark Phillips no Palácio da Bolsa em 1979.

2000

Nos anos 90, a empresa foi diminuindo a sua atividade, devido ao fenómeno de desertificação a que se assistiu no centro do Porto. O decréscimo acentuado do comércio forçou a que, no ano de 2000, fora encerrada a confeitaria original na Praça da Liberdade. Em 2001, a terceira geração da família assume os comandos da empresa.

2005

A Arcádia abre novamente uma segunda loja e a primeira num centro comercial, NorteShopping, para ir de encontro aos novos hábitos dos consumidores.

2010

Começa a expansão para Lisboa com a abertura de uma loja Arcádia na Avenida de Roma. Foi também neste ano que se iniciou o regime de franchising, com a abertura de uma loja em Guimarães.

2011

Em 2011, a Arcádia lançou-se na produção de uma nova linha de produtos de pastelaria, os Macarons. A outra importante novidade do ano foi o lançamento da loja online da marca.

2017

Através de uma parceria com o mestre gelateiro Gianfausto Pellegrinetti, a Arcádia embarcou na produção de gelados com o lançamento de 8 sabores. Foi também lançada uma linha de bolachas artesanais da Arcádia.

2020

Em 2019, a quarta geração da família Bastos junta-se à Arcádia. Um ano mais tarde, em plena pandemia, a empresa põe em prática um plano de expansão, aumentando significativamente a sua rede de lojas, incluindo a abertura de uma loja Flagship no Galleria do NorteShopping.

A Arcádia Hoje

A Arcádia continua a ser uma referência nacional e tem mais de 40 lojas em Portugal, bem como 3 estabelecimentos de produção onde faz o fabrico próprio de chocolates, amêndoas, drageias, bolachas, bolos, macarons, brigadeiros, gelados, e muito mais. A empresa continua no seio da família Bastos, atualmente no cruzamento entre a 3ª e 4ª gerações, e conta com 400 colaboradores em Portugal.

Missão

“Associar a qualidade ímpar da nossa tradição às exigências do tempo contemporâneo para trazer ao mundo criações que fazem parte do imaginário nacional e que se tornem indispensáveis nos momentos mais especiais”

Visão

  • Ser a referência no que respeita à aliança entre Tradição e Inovação na confeção de chocolates, amêndoas, gelados e produtos de confeitaria;
  • Criar produtos de Excelência e espaços de Eleição, mantendo a nossa marca aliada à Qualidade;
  • Liderar nos índices de Satisfação das experiências de consumo;
  • Garantir as melhores práticas através de uma Gestão Profissionalizada.

Valores

  • Tradição – Manter as práticas tradicionais nos processos de fabrico;
  • Seletividade – Impor exigência e rigor em todos os processos de seleção;
  • Inovação – Ir permanentemente ao encontro das necessidades dos nossos clientes;
  • Proximidade – Ser uma marca que cria emoções e está presente nos momentos importantes.